Tuesday, March 22, 2011

Goa, um pequeno pedaço de Portugal

Goa, um estado da Índia, antiga colónia Portuguesa. Um bonito lugar para viver, viajar, para aproveitar. A primeira vez que fui a Goa, tenho que admitir que foi um bocado esquisito. Esquisito, no sentido em que parecia que estava a entrar noutro país, parecido, mas não o mesmo. Foi muito bom reconhecer tantas coisas típicas do nosso país. Os nomes, a arquitectura, os edifícios por nós deixados lá, tantas coisas. 
Entramos em Goa por umas montanhas, curva e contra curva, a viagem por esses lados não foi muito simpática, compensava a vista, algo maravilhoso. É realmente maravilhoso os contrates que por ali podemos encontrar, em um momento estas no meio de uma montanha, algum tempo depois estas no meio de uma praia. O maravilhoso por aqui é que apesar de ser um dos maiores destinos turísticos na Índia, grande parte do estado continua rural. Durante a minha chegada podemos ver pelo caminho pequenas lojas, com nomes típicos Portugueses como farmácia ou café. Eu gosto de dizer que Goa é um pequeno pedaço de Portugal, pelo menos para mim. Na Índia é praticamente impossível ter qualquer tipo de cultura Portuguesa, aqui temos um pequeno refugio para nós.

Na minha primeira viagem fiquei lá por dois dias, fomos à praia, alugamos umas motas, fomos explorar o norte da ilha. Foi realmente bom, a primeira vez é sempre algo de especial. Também por coincidência foi a ultima viagem de um colega nosso. Mas a coisa não correu bem para ele. Aqui tens que estar sempre à espera que a tua próxima refeição poderá dar cabo de ti, não significa que esteja estragada, mas apenas o facto de estar um bocado mais picante que o normal, poderá dar cabo do estômago. Por coincidência foi a ele que afectou mais, passou o fim de semana na cama...

Na segunda vez, fomos a um outro lugar, novamente no norte. As diferenças entre a primeira vez e a segunda, não diria que são gritantes, mas são visíveis. A primeira era uma praia, praticamente deserta, com vacas na praia, aquela típica vaca Indiana que está em todo o lado. Desta vez era mais uma praia turística, onde não se viam as vacas, mas sim cães, muitos deles. Até fizemos um amigo lá, Jimmy, que cão maravilhoso! O cão pertencia ao dono do restaurante (por coincidência também era o dono onde dormimos), ele era como uma espécie de guardião do local. E que guardião, guardava também o local que afugentava até os clientes. De repente só vimos o Jimmy a começar a correr e ferrar um gajo, Indiano. Por norma só ladrava aos Indianos, o que não me deixou muito seguro. Até porque ele estava mesmo por trás de mim, sorte a minha. Enquanto esperava pela comida, enquanto comia, não tirava os olhos do cão. Por sorte minha esta não era a minha ultima história com ele, à noite outra vez meteu-se no meio do caminho, desta vez não podia mesmo mexer-me, tive que esperar que alguém da casa o tirasse de lá. Digamos que foi um cão que gostou mesmo de mim. 

Desta vez, para minha satisfação ficamos 3 dias em vez dos 2 da ultima vez. Com 3 dias podemos gozar muito mais, não precisamos de pensar sempre que amanha já temos de voltar, o tempo passa mais devagar. Mas sejam dois ou três dias, sabe sempre bem viajar.

Mas agora Goa começa a esquecer a sua história. O português já não é mais uma língua falada por aqui, apenas pessoas muito idosas falam Português, pelo menos assim me falam as pessoas. Verdade seja dita, nunca vi ninguém a falar Português. Agora Goa começa a ser conquistada, pelos russos. É impressionante o número de russos que andam por aqui, em cada 10 pessoas, pelo menos 5 são russos, se não mais. E dos outros 5 não estejam à espera que sejam Indianos. Os Indianos apesar de terem tantas e fantásticas praias, não são muito fãs delas. Alias grande parte deles, nem nadar sabe.  Mas retornando à Russia, até os menus são em russo. Para as pessoas que se queixam que no Algarve é só Ingleses ou Alemães, esqueçam!  Pelo menos aí podemos encontrar Portugueses, e por norma ainda são cerca de 50%, aqui nem 10% são Indianos.

Na primeira vez fomos a Old Goa, ali parece mesmo que estamos em Portugal. As igrejas, são completamente Portuguesas, a calçada, as ruas, a arquitectura envolvente, etc. Infelizmente não tive a oportunidade de visitar toda a Old Goa, espero ter a oportunidade de lá voltar com mais calma. É realmente interessante ver como o nosso país contribui, adicionando valor a Goa. Penso que é perfeitamente visível que aqui, pequenas coisas que o resto da Índia tem e que não são agradáveis, aqui não se nota tanto. Desde a simpatia das pessoas, à forma como levam a vida de uma forma diferente, penso que é possível ver como não é, no mínimo igual ao resto da Índia, na minha opinião graças a nós.


Bem este fim de semana lá volto outra vez a Goa, com tanto sitio para viajar, acabo sempre por voltar a Goa. Sabe bem, devo admitir!




No comments:

Post a Comment