Monday, February 28, 2011

Uma viagem num autocarro por Bangalore

Após estar em Bangalore há mais de 1 mês, devo dizer que começa a ter alguma rotina andar de autocarro, mas atenção só mesmo um bocado, porque rotina por estes lados é apenas impossível!
A 1ª vez que entrei num autocarro por aqui apenas pensei, mas será que vou sobreviver? Começas a pensar onde é a paragem? Em que paragem devo sair? Os autocarros por aqui na sua grande maioria são antigos, provavelmente mais antigos que os meus pais. Informação também é coisa que não existe por aqui, quer seja dentro do autocarro, quer fora, qualquer sitio serve para ser uma paragem! 
Muitas das vezes começa logo por ser difícil entrar no autocarro, quer seja por ele estar completamente lotado, e acreditem quando digo lotado, significa ter pessoas a ir no autocarro da parte de fora a agarrarem-se a janela. Por outro lado podes ter o azar de ele não parar, ai é mais fácil, apenas tens que correr atrás dele!  A seguir vem a parte que era mais complicado no inicio, pedir um bilhete, acreditem aqui torna-se uma tarefa muito complicada. Aqui para comprar o bilhete é dentro do autocarro, tem um gaijo que só está ali para vender bilhetes. O problema é que falamos para ele e ele na sua maioria das vezes não nos entende, seja por que não fala Inglês ou porque não entende a minha pronúncia, ou melhor eu não falo Inglês Indiano! Mesmo eu a dizer "Last stop" muitas das vezes eles não percebem, grande parte das vezes tive a sorte de ser ajudado por Indianos que percebem melhor Inglês, noutras vezes ia a sorte no autocarro sem saber muito bem onde sair ou mesmo se estava no autocarro correcto. A partir de aqui só tens que arranjar um lugar para te sentar, se tiveres sorte! 

Mas visto bem as coisas, quem não anda pelo menos duas semanas de autocarro na India, acho que jamais viverá por completo a experiência Indiana. Se tivesse que comparar o autocarro com algum objecto seguramente seria com uma caixa de surpresas, alias se tivesse que comparar a India com algo seria com uma caixa de surpresas. Aqui todos os dias acontece algo inédito! Claro que isto é muito bonito falar, mas por vezes tens dias que te apetece "dar na cara" a todos no autocarro, não é fácil andar em autocarros a abarrotar. Mas o melhor a fazer é relaxar, acalmar e ver com atenção e perceber a situação, depois a partir daqui só te apreciar a situação, em muitos casos dá para rir, e muito! 
Já tive momentos espectaculares num autocarro! E que momentos! E passo, pelo menos 3h a andar em autocarros, as vezes não é fácil, devo admitir. A grande maior parte das pessoas por aqui (estagiários como eu) passa-se a vida a queixar que trabalham longe, ou que estão presos por um bocado no tráfico. Bem não posso criticar, mas não posso deixar de comentar, porque sou a pessoa com mais razões tem de queixa e sou o que o faço menos? Bem só para terem uma ideia eu já demorei 4h para fazer cerca de 15km! E não, não havia acidente nem nada do jeito, apenas o tráfego por norma já é caótico com todas as estradas abertas, agora imaginem se deixam grande parte do caminho só com uma estrada??!!! Eu pensava que queixar-se era uma coisas da cultura Portuguesa, mas cada vez mais começo a compreender que afinal não nos queixamos assim tanto. As pessoas têm que começar a gozar os pequenos prazeres que a vida tem para oferecer, têm que perceber que só se vive aquele momentos uma vez, têm que aprender a transformar uma adversidade numa vantagem!

Hoje entrei no mesmo autocarro do costume, sentei-me (e sim, tive muita sorte!), olhei a volta, para o condutor, para o "pica", para as pessoas a volta, e reparei que certas pessoas começavam a ser reconhecíveis. O incrível é que no final um gajo vem ter comigo perguntar-me qual autocarro devia tomar (não sei porque mas eles as vezes vêm me fazer estas perguntas!), e depois de lhe dizer, como sempre, não sei, ele diz-me que apanhamos muitas vezes o mesmo autocarro! Como é possível eu no inicio ter pensado a mesma coisa quando entrei no autocarro e ele confirma-me no fim. Coincidências!

Ao voltar comecei  a pensar em quanto eu melhorei a andar de autocarro, como me estava a tornar num (quase) completo Indiano, pelo menos no autocarro. No inicio comprava 4 bilhetes por dia, agora só compro 1, já não preciso de estar a falar com o "pica" minutos infinitos a tentar chegar a um consenso. E claro mais importante, primeiro sempre que pedia por um bilhete o gajo não me dava o troco, no final lá tinha que ir pedir o troco, assim já evito isso. Se alguma vez vierem para estes lados lembrem-se andem sempre com trocos! Mais tarde explicarei melhor.



No inicio se um autocarro estava lotada apenas esperava pelo próximo, mas comecei a perceber que se aquele estava lotado o mais certo é próximo também estar, então a solução é mesmo meter-me lá para dentro também, e sim, também já andei da parte de fora do autocarro! É uma mistura de adrenalina, liberdade, com um misto de medo do que poderá acontecer, com o tempo habituas-te. Quando digo que ando da parte de fora do autocarro é com o corpo fora do autocarro, com um pé (as vezes lá tenho os dois) na porta do autocarro e com as mãos a agarra-me ao ferro da entrada do autocarro, embora já tenha visto pessoas a agarrar-se pela janela! Mas isso já é demais para mim! Para quem se quer iniciar nos desportos radicais, mas tem medo, este é o remédio. Para quando o autocarro não para, lá terás que correr atrás dele e saltar com o autocarro em andamento. Se tiveres sorte o autocarro estará relativamente vazio, caso contrário o teu salto será de ser mais certeiro. Se não aterras no sitio certo, bem não quero pensar nisso, mas certamente não será agradável. Mas nunca vi ninguém a falhar por isso não tenciono ser o 1º!

Outro momento que poderá ser "porreiro" mas ao mesmo tempo muito frustante é quando o autocarro está completamente lotado, num autocarro onde cabem 100 pessoas eles seguramente põem lá 500. Apenas não te podes mexer, o "pica" para vender os bilhetes está te sempre a incomodar e a mexer-te do teu lugar, não paras de transpirar, e existem pessoas que teimam em não tomar banho, outras simplesmente não sabem o que é desodorizante. Mas se relaxares olhas para o lado e verás sempre alguma situação engraçada. O mais normal é olhares para fora e veres 6 ou 7 gajos de fora do autocarro, alguns a sua única conexão com o autocarro é porem o seu braço por uma janela.

Em todos os casos para as pessoas que querem viver por completo a experiência Indiana têm que passar por isto, e muito mais. Afinal não posso contar tudo, tens que viver por ti próprio. É uma experiência que às vezes pensas, mas que diabos estou aqui a fazer?  Mas passado um bocado estas te a rir de algo.

Carpe diem! 












2 comments:

  1. Adorei!!! Tenho realmente de viver esta experiência Indiana =) iniciar a minha vertente de desportos radicais!

    Beijos

    ReplyDelete
  2. Eu recomendo por completo! E ca estou a espera...

    ReplyDelete