Wednesday, March 16, 2011

Pondicherry, provavelmente a cidade mais francesa da India

Este fim de semana fui pela primeira vez, não para o oeste da Índia, mas para o este. Também pela primeira vez viajei sem nenhum dos meus colegas de casa e apenas com pessoal de Benson town (outro apartamento com estagiários como eu). No total seriamos 4 pessoas a viajar, perfeito para viajar, não temos pessoas em excesso, nem em "defeito".

Pondicherry foi então o lugar escolhido, uma antiga colónia francesa, um bocado como Goa mas de tamanho mais reduzido. Aproveito aqui para lembrar (esqueci-me de comunicar no ultimo post) que Goa, ao contrário do que muita gente pensa, não é uma cidade, mas sim um estado. Saímos de Bangalore por volta das 11h da noite para chegar lá por volta das 6h da manhã. A viagem não foi muito agradável. A estrada que nos leva até pondicherry é mesmo má, cheia de buracos, estávamos constantemente a saltar que nem kangurus, já para não falar do ar condicionado que estava sempre ligado, uma temperatura fria encontramos por aqui, raro por estes lados, só mesmo com AC. Para complicar foi a primeira vez que viajei num autocarro sem camas, puramente só com bancos e ainda por cima não era turístico, mas sim um autocarro mais urbano.

Ao chegar encontramos uma guest house logo na segunda tentativa. A melhor em que estive até agora na Índia, e por um preço acessível. Até AC tinhamos, coisa muita rara por aqui, uma varanda bem agradável, e pessoas agradáveis. Dormimos por um bocado para recuperar as forças. Depois fomos tomar o pequeno almoço, a uma padaria francesa. Boa comida, bons bolos, e pela primeira vez na Índia encontrei pão, um pão típico, sem ser de forma! Acabamos e lá seguimos o nosso caminho, descobrindo um bocado da cidade. A cidade na verdade não tem nada de extraordinário para se ver, talvez para os indianos sim, uma vez que a cidade parece mais francesa do que Indiana. Basicamente a cidade tem alguns templos, igrejas, uma boa vista para o mar. A maior valia desta cidade é relativamente limpa, se compararmos com outra cidade Indiana, é mesmo muito limpa, pela primeira vez na Índia encontrei um caixote do lixo, acreditam?!!! um caixote do lixo!!! A cultura francesa esta exposta pela cidade inteira, desde a comida até à arquitectura. Por aqui até as pessoas são mais simpáticas, uma das maiores diferenças entre Bangalore e Pondicherry. Nesse aspecto Pondicherry e Goa são parecidas, aqui talvez devido terem sido colónias de países europeus as pessoas relacionam se de maneira diferente, o facto de continuarem a conviver com muitos estrangeiros também deverá ajudar. A cidade vale mais pelo seu ambiente do que pelo seus pontos turísticos.

Depois fomos até à praia, a cerca de 6km da cidade. A praia estava cheia de gente, um bocado para o sujo, com os Indianos a olhar para nós como é normal (principalmente para as raparigas). Na Índia as pessoas normalmente vão para a praia com a sua roupa e na maior parte das vezes nem a tiram, então as raparigas e impossível, sempre com a roupa. Por isso podem perceber como eles ficam quando vêem uma rapariga em bikini! Tivemos alguns perseguidores por algum tempo, se as raparigas iam à água, era a loucura! Se nao estivesse ninguem na água, de repente estavam logo no mínimo 6 pessoas, e sempre a aumentar. E também não são discretos, colocam-se mesmo à volta delas, bem chegados. Lá tivemos que andar um bocado para eles desistirem até à próxima praia. Esta por sorte estava deserta, apenas para nosso belo prazer. Com a noite a chegar tivemos que voltar. Fomos até à rua principal procurar por um autocarro, andamos um bocado e encontramos a paragem. O autocarro apareceu do nada, entramos à pressa, aqui ou se entra rápido ou se fica em terra, apenas questões de um dois segundos. O problema é que estava sem t-shirt, entrei mesmo assim, sem oportunidade de a vestir. Quando entrei o autocarro estava cheio de indianos, claro, turistas nao andam em autocarros, so mesmo nós, estagiários mal pagos! Começaram de imediato a rir-se de mim, a olhar para mim, como disse as pessoas até na praia estão com roupa, por isso imaginem-me a entrar no autocarro assim. Ainda pensei se deveria vestir ou não a t-shirt, mas acabei por a vestir. Quando a estou a vestir, com a t-shirt na cabeça sem ver nada, o autocarro para de repente, travagem mesmo forte, como indicam as regras Indianas. Consequência, bato com o peito no poste do autocarro. Agora sim, todo o mundo se ria de mim, alto e bom som! Na volta passamos por um restaurante para tentar jantar, para tentar comer peixe. Estivemos todo o fim-de-semana a tentar comer peixe, sem sucesso, excepto se considerarem 5 miolos de camarão (bem pequenos) peixe, eu não! Nem para abrir o apetite deu...

À noite tentamos encontrar um lugar para sair, e para nossa surpresa encontramos um! Para quem não sabe em grande parte da Índia (no sul) bares, discotecas, tudo fecha as 23:30 no máximo. Grande seca eu sei! Brincadeira, encontra-mos um, que estava a fechar! Como dizem os franceses e já que estamos a visitar "frança", C'est la vie. E que fazer agora? A noite só esta a começar! Toca a ir para casa, comprar umas cervejas no camibgo e jogar uno no meio de uma conversa. Mas atenção jogar uno, com regras de benson town! Coisa difícil, a adaptação não foi muito fácil. Estivemos lá por alguns momentos, mas o pior que encontrei por Pondicherry estava para dar cabo de nós, e de que maneira! Mosquitos, dezenas deles no mesmo lugar, nunca vi tantos mosquitos na minha vida e acreditem por aqui as vezes encontra-se muitos mosquitos. Imaginem a Carmen Miranda com toda a sua fruta na cabeça, agora por momentos esqueçam a fruta e ponham no lugar mosquitos, era tal e qual o aspecto da minha amiga Cynthia. Como se estava a tornar impossível ficar por lá, fomos para dentro do quarto, ficamos por lá algum tempo mas as raparigas queriam dormir. Eu e o Ronan voltamos para fora, mas foi por pouco tempo, estava com repelente, e muito, mas mesmo assim era impossível estar lá.

No dia seguinte basicamente fizemos a mesma coisa,  explorar a cidade e praia. na vinda para cá tivemos um dos momentos mais engraçados por lá. Como já disse as pessoas por lá eram mais simpáticas que o normal, da India. Por norma os "picas" são antipáticos por Bangalore, as pessoas nem sequer falam entre elas, um ambiente um bocado "mau". Mas por aqui era o oposto, tão diferente que o pica começou a dançar dentro do autocarro. Imaginem o gajo mais tolo numa discoteca a dançar, agora coloquem-no num autocarro, era basicamente assim. Ah, mais ali, claro para ele estar a dançar, põem musica nos autocarros, já para não falar que aqui nãp existe tráfico! Demais! E não é baixinho, é mesmo nas alturas. Devo dizer que estava chocado

Para concluir a viagem foi boa, não pela cidade enquanto cidade turistica, mas sim pelo ambiente a volta da cidade, pelas pessoas com quem viajei. Podia haver mais historias por aqui, mas essas sao para ficar no segredo dos deuses, ou quem sabe talvez no futuro. Fiquem atentos!

Ansioso pela próxima viagem!

2 comments:

1. esta bom! sem T-shirt no autocarro ? é tudo a grande.

FORÇA nisso!! Continua a contar as historias ao pessoal...

ReplyDelete
  2. O autocarro apanhou-me desprevenido... Lá teve que ser, aqui tens um segundo para entrar no autocarro. se pensas muito perdes o autocarro