Thursday, February 24, 2011

Portugal, um pais simplesmente maravilhoso


Portugal

Há medida que o tempo passa, que viajo, que conheço novos paises, novas culturas mais me convenço de uma coisa, Portugal é um pais maravilhoso para se viver (entre outras coisas).

Não me interpretem mal, eu adorei todos os sitios onde estive, quer a viver, quer a viajar,
mas Portugal tem algo único, uma cultura muito própria, uma personalidade muito forte, e quem é Português consegue sentir bem isso quando está a viajar ou é emigrante.

Do que nós precisamos mais? Temos uma cultura invejável, boa comida, bebida, mulheres bonitas, pessoas que conseguem ser de uma simpatia que não se encontra em outro lado do mundo (entre outras características). É difícil perceber como num pais tão pequeno, se consegue ter tantas diferenças entre regiões e mesmo entre cidades, mas ao mesmo tempo todo o pais é equilibrado, coisa que não se encontra em todo o mundo.

Algumas pessoas  que conheço disseram-me que após suas experiências internacionais têm dificuldades em voltar para casa, para o seu pais, eu pessoalmente, não! Eu gosto, adoro Portugal, voltar a casa é sempre um prazer. Claro que também adoro viajar, conhecer novas pessoas, novas culturas, etc mas quanto mais viajo percebo o quanto Portugal é especial e que a minha vida passa forçosamente por lá.

Se repararem das pessoas que sai do seu pais perde grande parte da sua cultura, mas vejam o exemplo de Portugal em Paris e em Newark. Ao entrar em bairros Portugueses parece que estamos a entrar em Portugal, é como um "Portugal dos pequeninos". Os Portugueses adoptam parte da cultura do pais que os acolhem mas ao mesmo tempo consegue manter a cultura Portuguesa. Na minha perspectiva o Português, adapta-se facilmente a um novo pais, mas ira manter sempre grande parte da sua cultura.

O Português gosta de nascer Portugês e morrer ainda mais Português, sempre com orgulho do seu pais.

Em seguida deixo vos com dois vídeos sobre Portugal, alguns para recordar, outros para conhecer.
O primeiro foi feito por o Turismo de Portugal a cerca de 2 anos. O segundo também foi feito a 2 anos mas por mim e um grupo de amigos ( Tenho que reconhecer que cerca de 90% dos créditos são do Luís) para apresentação numa aula quando estava a fazer ERASMUS . Ao apresentar este video na aula perante uma plateia de cerca de pelo menos 8 nacionalidades diferentes, me emocionei, ficando "com pele de galinha".
Vejam por vocês próprios:

http://www.youtube.com/watch?v=OEKykb5zfnE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=qlb9XlTgcpw

Fiquem bem!



No comments:

Post a Comment